Reabilitação do Castelo de Viana do Alentejo

A reabilitação do Castelo de Viana do Alentejo foi uma empreitada realizada pela Planirest Construções Lda para a Direcção Regional de Cultura do Alentejo em 2010 e teve um prazo de execução de 240 dias e um preço de 224.275,86€+IVA

Com esta empreitada, pretendeu a Direcção Regional de Cultura do Alentejo proceder à reabilitação do Castelo de Viana do Alentejo de forma a acolher o centro interpretativo, o qual ficará situado no corpo longitudinal, junto às muralhas, que inclui a Igreja da Misericórdia e desenvolve-se parcialmente em dois pisos. Assim a empreitada limitar-se-á a este corpo, no qual serão executados os seguintes trabalhos:

  • Reabilitação das coberturas em telha cerâmica
  • Reabilitação das fachadas exteriores
  • Demolição do corpo com cobertura plana (actuais IS)
  • Reabilitação dos espaços interiores
  • Criação de um acesso ao espaço 08
Planirest construções - Castelo Viana do Alentejo

Tirantes passivos correntes

Os tirantes passivos correntes são constituídos por um ou mais varões de aço e elementos de ancoragem e distribuição nas extremidades.

São utilizados, normalmente, para contraventar paredes de alvenaria equilibrando os impulsos a que possam estar sujeitas, e melhorando o comportamento global das construções.

Os elementos de ancoragem e distribuição destinam-se a transmitir à alvenaria a tensão do tirante, distribuindo a carga concentrada por forma a não provocar esforços exagerados na alvenaria.

Salvo indicação em contrário, serão constituídas por chapas e perfis de aço, protegidas contra a corrosão, e assentarão sobre almofadas de argamassa isentas de retracção, destinadas a melhorar o efeito de degradação das cargas

Pregagens em alvenaria

As pregagens são soluções mecânicas utilizadas para reforçar internamente as alvenarias, antigas ou modernas, ou melhorar as suas ligações.

As pregagens podem constituir reforços localizados ou generalizados, implicando sempre a abertura de furos e a colocação, no seu interior, de armaduras resistentes, em geral um varão ou tubo de metálico ou de material compósito.

O espaço remanescente é selado por meio de uma calda inorgânica, que garante a ligação da armadura resistente à alvenaria.

Como ficam ocultas no interior das paredes, as pregagens não alteram o seu aspecto exterior, e são consideradas processos de reabilitação / reforço irreversíveis.

 

Reabilitação da cobertura

 

Passadiço de acesso

 

Reparações diversas